Queijos

Tipos de Queijos

Queijo de Coalho
É o queijo perfeito para ser usado como aperitivo em churrascos, seja gratinado, assado em espetos ou fresco. Acompanha bem cervejas, vinhos e uma boa cachaça. Tem sabor suave, com um teor de sal acentuado. Tem origem no Nordeste brasileiro, onde é largamente produzido. Na marca Crioulo, está disponível nas seguintes variedades: com Pimenta Calabresa, com Alho, com Orégano, Salsa e Cebolinha, e na forma tradicional em Espeto ou em Forma.

Queijo de Minas
Tipicamente brasileiro, foi criado em Minas Gerais e hoje é produzido por todo o Brasil. Pode ser encontrado em duas variedades

  • Queijo de Minas Frescal
    É aquele queijo consumido de maneira tipicamente mineira, com doces como goiabada e doce de leite. Muito utilizado no café da manhã, é feito de massa crua, com um sabor suave e alto teor de água. Pode apresentar um ligeiro dessoramento, quando o queijo libera uma pequena quantidade de água, sem que isso indique perda de qualidade.
  • Queijo de Minas Padrão
    Ideal para acompanhar vinhos tintos e brancos, secos ou suaves, esse queijo tem sabor ligeiramente ácido e possui uma textura macia. Com uma casca fina amarelada que dá um toque especial, é muito consumido em cafés da manhã e com doces em geral.

Mussarela
Presente todos os dias no café da manhã brasileiro, esse queijo possui origem italiana. Já foi produzido com leite de búfala, mas atualmente é feito a partir do leite de vaca. É delicioso em um misto quente ou frio, mas também pode servir de aperitivo, acompanhado por vinho branco, seco ou suave.

Prato
Introduzido no Brasil por queijeiros holandeses, o queijo prato possui um delicioso e suave aroma e massa maturada. Sua fatiabilidade chama atenção. É amplamente consumido em lanches e companha bem um vinho branco, seco ou suave. Com uma característica peculiar, a versão Prato Esférico possui sabor mais suave, sempre com olhaduras brilhantes.

Requeijão Cremoso
Com uma consistência cremosa e sabor suave, apresenta as versões Cremoso, para consumo diário, em pães, torradas e biscoitos e Cremoso Culinário, para ser utilizado na produção de pizzas, lasanhas e molhos. Apresenta também as versões Light, com menor índice de calorias e Cheddar.

Ricota Fresca
Originado no sul da Itália, é um queijo para quem quer priorizar a saúde. Apresenta alto valor nutritivo e baixo teor de gordura. Com textura delicada, pode ser consumido com diversos alimentos, doces ou salgados.

Estepe
Originado na Rússia, apresenta um inconfundível sabor frutado, ligeiramente doce. Comumente consumido puro ou em molho quatro queijos. Textura fatiável e semidura, massa semicozida, de cor amarelo-palha. Acompanha um bom vinho suave.

Parmesão
Produzido em uma das regiões mais tradicionais na fabricação de queijos na Itália, o Vale do Rio Pó, esse queijo tem consistência firme, textura granular e um sabor forte, mas delicioso. No Brasil, boa parte da produção é destinada à ralação, para ser utilizado como acompanhamento de massas e outros pratos.

Provolone
Surgiu na Itália e é um dos queijos mais conhecidos do mundo. Apresenta massa semidura e pronunciada ao envelhecer, o que torna seu sabor mais pronunciado e picante. O queijo provolone é amarrado com cordas ou redes sintéticas e pendurado para o processo de secagem. Ele passa ainda por uma etapa de defumação, que lhe confere coloração e sabor especiais. Como tira-gosto acompanha vinhos tintos secos fortes e pode também ser utilizado ralado em pratos com molhos. É fabricado nas versões Curado e Fresco.

Gorgonzola
Outro queijo de origem italiana, o gorgonzola se diferencia por ser maturado com a utilização do fungo Penicillium Roqueforti. Apresenta textura macia, um pouco pastosa e quebradiça, e massa úmida com veios azuis esverdeados, o que o coloca na categoria de queijos azuis. Tem sabor pronunciado e característico, ligeiramente salgado.

Queijo Tipo Reino
Surgiu no Brasil no período do Império, mas sua origem é holandesa. Tem formato esférico, massa semidura pouco elástica e uma fina crosta vermelho-lilás. É um queijo diferenciado, com sabor único, excelente para ser consumido puro como aperitivo ou no preparo de pratos. Tem formato esférico, massa semidura pouco elástica e uma fina crosta vermelho-lilás. Acompanha bem vinhos tintos leves.

Queijo Tipo Gouda
Ideal na tábua de queijos, no fondue e acompanhando vinhos tintos. Teve sua origem na cidade de Gouda, na Holanda, e é um queijo de massa semi cozida com consistência macia, cremosa e gorda. Possui sabor suave e untuoso. Combina bem na tábua de queijos, fondue e vinhos tintos.

Queijo Tipo Brie
Com massa macia e quebradiça, o queijo brie fica mais cremoso a medida que o tempo de fabricação aumenta. Maturado pó fungos do gênero Penicillium Candidum, possui crosta rígida por fora e cremosa por dentro. O sabor é delicado, macio e suave. Ideal no acompanhamento de vinhos tintos leves ou brancos estruturados.

Queijo Tipo Camembert
De origem francesa, do vilarejo de Camembert, é um queijo de presença crescente no Brasil. Possui sabor intenso característico, levemente picante e textura suave. Pode ser consumido puro, em tábuas de queijos ou saladas, ou podem ser utilizados quentes em versões culinárias. Servem também como sobremesa, acompanhado de pêra.

Queijo Azul
Foi na França e na Itália que nasceram os queijos azuis. Com uma massa macia e quebradiça, são permeados por “veios” azulados que dão nome a eles. A presença do mofo azul no interior do queijo deve-se a adição do mofo Penicillium ao leite no processo produtivo. É muito apreciado em molhos de saladas e massas ou acompanhando vinhos tintos encorpados.